Artigos da carne

5 dicas para manter a suculência da carne

Hoje iremos trazer algumas dicas para você que ama uma carne bem feita! Ninguém merece comer carne dura, não é mesmo? Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro, pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Contudo, apesar dos erros, existem também truques que podem garantir um resultado mais suculento e saboroso. Confira agora 5 dicas para manter a suculência da carne, prática e fácil de fazer…. Continue lendo…

5 dicas para manter a suculência da carne

1. Aposte no vinagre

Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinhando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre. Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura.

Inclusive, você já pode preparar a marinada com outros temperos de sua preferência, como azeite, alho, cebola e ervas finas. Dessa maneira, a carne, além de macia, também ficará ainda mais saborosa!

2. Marine a carne com cerveja

Para garantir maciez e sabor à carne, você também pode deixá-la marinando na cerveja por determinado período, já que essa bebida tem enzimas que ajudam a deixar a proteína mais macia.

No entanto, no momento de escolher a cerveja que você vai usar, lembre-se de considerar o sabor que deseja atingir no seu prato, já que existem rótulos de diversos tipos.

Para a cerveja amaciar a carne, o mais indicado é colocar a peça em uma embalagem plástica. Depois de lacrá-la, mexa para que o líquido tenha contato com toda a extensão e aguarde alguns minutos. É importante não deixar a proteína marinando por muito tempo, porque ela pode ficar com um tom acinzentado.

O vinho também costuma apresentar bons resultados em diversos tipos de cortes de carne, já que ele não sobrepõe ao sabor dos outros ingredientes e ainda incorpora muito bem com os pratos, além de amaciar a peça por causa do seu nível de acidez.

3. Use o limão para ter carne macia

Para usar o limão para amaciar a carne, você só precisa esfregar as suas raspas em toda a superfície da peça, já que, além de conceder mais sabor, essa fruta conta com a acidez e as enzimas que são necessárias para deixar a carne com uma textura melhor.

Para a marinada, não se esqueça de que, em vez de usar o suco da fruta, o mais indicado é utilizar as raspas. Isso porque, enquanto o suco desidrata a carne, as raspas a deixam mais perfumada e hidratada.

4. Não se esqueça de deixar a peça descansar

Independentemente do que você escolha para amaciar a carne, bicarbonato de sódio, vinagre, cerveja ou limão, todas essas opções demoram algum tempo para obter o efeito desejado.

5. Tire a carne da geladeira com antecedência

Essa é uma dúvida recorrente entre as pessoas que desejam saber como deixar a carne macia, o correto é tirar a peça da geladeira com antecedência, já que ela deve ir ao forno em temperatura ambiente.

Nesse sentido, tanto a carne congelada quanto a resfriada costumam ser boas opções para o consumo, e ambas podem ser macias e suculentas, a depender do preparo e da qualidade da peça escolhida.

Por isso, lembre-se de sempre retirar a peça do congelador um dia antes, mantendo-a na geladeira para que ela volte para as suas condições naturais devagar, preservando todos os sucos da carne o que não ocorre se ela é descongelada durante o cozimento.

Outra dica que não podemos deixar de falar, é que carnes para qualquer tipo de preparo, para todas as horas, com aroma e sabor tem que ser da Frigoríficos Carnes Nelores. E para adquirir os nossos produtos é só ir ao supermercado mais próximo de você é garantir já o seu…

Agora que você já sabe como deixar a carne macia, coloque as nossas dicas em prática para começar a preparar pratos suculentos e ainda mais saborosos para a sua família!

Continue nos acompanhando para mais informações como essas, e de outros assuntos do mundo dos frigoríficos…

Benefícios da carne embalada a vácuo

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a carne embalada a vácuo, acompanhada de seus benefícios e praticidade. Esse método de conservação, também chamado “maturação úmida”, consiste em retirar o ar da embalagem antes de selar, responsável por proteger a carne do...

Alcatra Nelore ao molho de cachaça com batata e cenoura

Experimente preparar este prato delicioso de Alcatra Nelore ao molho de cachaça com batata e cenoura e surpreenda todos os seus convidados... Certeza que não tem como dar errado essa receita... Confira o nosso passo a passo dessa receita que está super saborosa. Isso...

10 mandamentos da carne

Assim como qualquer ingrediente, a carne também possui os seus segredos, para que o prato seja delicioso, saboroso e suculento... E nós da Frigoríficos Carnes Nelores separamos 10 mandamentos da carne, para você não errar na hora de comprar e manusear esse alimento...

Três aperitivos práticos feitos com coxão duro

É fácil viver uma experiência gastronômica surpreendente com o Coxão Duro Nelore: uma carne selecionada, de fibras longas e que apresenta resultados suculentos quando cozida lentamente, para picadinhos, molhos ou refogados.  E no post de hoje iremos trazer três...

Costela bovina com alho-poró e legumes

Se você está sem ideia para o almoço, que tal preparar essa costela bovina com alho-poró e legumes? Além de um visual apetitoso, ela tem um sabor incrível! Receita fácil com ingredientes caseiros, que irá agradar a toda a família, bora fazer? Confira agora nosso passo...

Nelore, Wagyu e Angus : Mitos e curiosidades

Nelore, Wagyu e Angus são raças bovinas conhecidas por suas particularidades e características de carne únicas. Vamos explorar sobre a criação desses animais para corte no texto abaixo... Siga com a leitura e descubra mais sobre Nelore, Wagyu e Angus: Mitos e...

Carne de panela ao molho de vinho tinto seco

Sabemos que a carne de panela do jeito tradicional já é uma delícia, quando junta com o vinho então, ai fica melhor ainda ...Confira no post de hoje essa receita maravilhosa de carne de panela ao molho de vinho tinto seco. O vinho é um aliado mais que especial,...

4 formas de fazer churrasco sem ter churrasqueira

Para quem é apaixonado por esse preparo, mas mora em apartamento ou não tem churrasqueira, hoje iremos trazer 4 formas de fazer churrasco sem ter churrasqueira, para não ter desculpa de como preparar um churrasquinho no conforto de sua casa, confira…. Segue abaixo...

Entrevero

Alguma vez você já ouviu falar sobre essa comida típica do sul do Brasil, famosíssima? O prato entrevero, garante sabor e aroma diferenciados... Se não conhece então continue com a gente e saiba mais sobre essa iguaria... A base dessa comida típica é o pinhão...

Costela Nelore Recheado

O Natal está chegando e muitas famílias já estão se preparando para celebrar essa data tão especial. Em meio às tradições natalinas, uma das principais preocupações é a ceia, que é uma oportunidade de reunir a família em torno de uma mesa farta e repleta de delícias...

ASSINE

Receba nossos artigos gratuitamente sempre que eles saírem do forno!

Compartilhe!